terça-feira, dezembro 04, 2007

Maldita Inclusão Digital






Tema de comunidade do Orkut, politicagem, discussões, a inclusão digital acabou sendo mesmo uma merda, como quase tudo nesse país (embora confesse que pouco sei sobre os outros). O que acontece é que a internet oferece um mundo gigantesco de informação, cultura, lazer, chances. E o que é que centenas de pessoas “digitalmente incluídas” fazem? Entram no Orkut, é claro. As mulheres posam de bunda de fora fazendo poses sexys em piscinas de plástico no quintal da casa na favela. Os homens fazem cara de maus e pose de cantor-boy-negro-americano. As legendas das fotos são lastimáveis:
“Gosto pega senha pegosenha fim da fila fim da fila esspera sua vez” ou “Pra sempre favela mermao”. Já dei muita risada desses perfis. No início eu imaginei que isso só podia ser zoação de orkuteiros que não tinham mais o que fazer e ocupavam seu tempo criando perfis toscos. Depois percebi que a maioria é real. Ou seja: existem centenas de “incluídos” que tem nas mãos uma ferramenta incrível como a internet mas são incapazes de usá-la para melhorar de vida. Claro que existem exceções, mas não estou aqui para falar delas.
El Ninja conhece uma pessoa que mora na favela, tem acesso discado e cobra dois reais e cinqüenta para criar um perfil no Orkut e MSN. Os “incluídos” não sabem ler, interpretar nem escrever de forma minimamente correta, não têm computador em casa, às vezes sequer têm casa. Mas estão no Orkut exibindo os celulares V3, as roupas de marca e os carros fodidos. Nessas horas lembro da minha mãe, que só comprou televisão depois de comprar casa e mobiliá-la. Penso da mesma forma. Primeiro é melhor tratar de encher a cabeça de coisas úteis e necessárias à vida e só depois, se sobrar espaço, ser idiota, mas de vez em quando, e de brincadeira.




Orkut é realmente um fenômeno. Depois que a "grande massa" preencheu o Orkut de brasileiros (o que fez com que quase todos os estrangeiros saíssem) pudemos vislumbrar o quão pobre é esse paisinho. E é claro que não falo de pobreza financeira, mas sim, cultural. Esses dias entrei numa comunidade sobre Photoshop. Queria descobrir como se fazia um certo tipo de textura. Dúvida sanada, resolví ficar lá mais um pouco. Dou uma passada lá, no tópico de "dúvidas rápidas" e tento responder algumas.
É incrível, mas 99,99% das dúvidas, são dúvidas de nego que NUNCA mexeu no programa, mas quer "estilizar" sua foto pra por no "orkut"....
- Ajuuuuuuuda. Alguem aeee sabe coloca o filtro de bunéca no Adobe Photoshop CS?
Pleaseeeeeee. (Y)

- Como eu Faço pra foto ficar assim!?

Gente, me ajuda please!!

- Miinha duviida é com os shapes...
eu sei colocar eles e tal..
mais como eu faço pra eles ficarem tipo brilhantees?

Todos querem a "foto igual aquela", com brilho e purpurina, com efeitos q exaltam o branco dos olhos ou o brilho do piercing no umbigo...
E assim caminha a humanidade, na estrada esburacada da tecnologia com acesso por toda "a massa".

O Governo, esse tá preocupado com a política internacional, claro, ele precisa de empréstimo do FMI.
Números é a lingua falada nessas negociações.
"Olhem meu país, são milhares de pessoas com acesso a banda larga."
Para que, diabos, essa banda larga tá sendo usada, ninguém sabe.
Aliás, sabe sim!
Por que brasileiro na internet só faz 3 coisas, põe foto idiota no orkut, envia SPAM de corrente (daquela enquete q não é p vc ler e ele avisou mas agora q leu terá q passar para 20 comunidades ou vai morrer em 3 dias) ou aplica golpe virtual, "clica aqui e veja minhas fotos", "clique aqui e regularize a situação do seu CPF"...
Podem ter certeza, o Brasil é o único país que desenvolveu site exclusivo para usuários do orkut "clique aqui e mande mensagens para todos os seus amigos".

Qual o benefício disso tudo?
Bem, essa é a pergunta q vale 1 milhão....


A Inclusão Digital era uma idéia interessante. Pretendia ensinar às camadas mais pobres da sociedade as modernidades do mundo atual, como computadores e internet. Era uma boa idéia? Até que era sim. A Internet é um mundo enriquecedor e muito instrutivo. As pessoas podem aprender, e muito, usando-a de maneira inteligente.

Mas o ponto chave é: a MASSA (pobres) sabe usar? São inteligentes?

A questão não é "inteligência" e sim o uso. A MASSA sabe pensar sim. Mas de maneira bem condicionada (como nós). E qual é o condicionamento deles? Na minha opinião, serem fúteis. Se preocuparem com coisas bem banais como: ter orgulho de ser da favela, ser "mano", ganhar "mina", ser puta, orgulho favelado, ganho pouco mas me divirto, trabalhar 3 meses para comprar o celular mais caro da loja, a 20a prestação das casas Bahia, etc. É relativamente perdoável aborrescentes pensarem assim. Mas gente de 17, 25, 36 anos com essa mentalidade é... necessário.

É necessário ter uma MASSA assim, que desperdiça a Internet para colocar fotos ridículas no Orkut e comentários idiotas em comunidades ridículas como "Nasci no dia do meu aniversário" e outras bizarrices. É necessário ter a MASSA sob controle, sem que eles saibam disso. Eles mesmos são o próprio controle deles, em tentar manter uma "comunidade" com valores supérfulos e fúteis. Claro que a TV e o rádio contribuem para enraizar ainda mais o culto ao supérfulo e desnecessário.

E como fica a Inclusão Digital nisso tudo? Do pior jeito possível. A MASSA só utiliza a internet para tirar fotos "sensuais" com a língua de fora, mostrar armas ou tirar fotos tipo "gostosão preto-americano". Escrever chavões como "poderosa" ou "prostituto" e outras frases com mais erros de português do que letras. E colocar tudo no Orkut.

O Orkut é um site de relacionamento criado para unir pessoas e idéias e discutir pensamentos e questões em comunidades. Mas na mão da MASSA só serve pra aumentar tráfego de dados na internet. Inutilmente.

Infelizmente, a Inclusão Digital era uma idéia bacana... destruída pelos brasileiros. O Brasil que, por sinal, é a FAVELA do mundo. O que há de bom em serviços e utilitários online o brasileiro consegue acavalhar tudo com sua mentalidade "tropical", irreverente, descontraída, "do jeitinho", entre outros. Toda a cultura brasileira é exposta na internet como sendo um eterno oba-oba, onde nada dá certo, sempre somos ferrados mas "está tudo bem". E é a mais pura verdade sobre o que somos. Nascidos para avacalhar e sermos avacalhados, explorados.

2 Comments:

Blogger La Maya said...

Volto com calma pra ler esse post aqui... um comentário só por dia viu! Mas adorei a idéia de um blog-fórum apresentando opiniões variadas sobre determinados temas e propondo discussões.
Muito bom meninos!
Abraços

9:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

>:- ( O final desse último texto me fez pensar naquele adolescente sem-pai, criado com uma mãe alcoolatra, que manda ele sair toda noite porque ela quer ficar só com seus "clientes". Esse jovem somos nós, que sáimos na rua jogando coquetel molotov na escola porque isso é rebeldia. Cinismo. De sacaneados, sacaneamos. Ou achamos que. Até que um policial americano aparece e nos leva pra delegacia, ou pra nossa mãe, mesmo.

4:39 PM  

Postar um comentário

<< Home